quinta-feira, 6 de outubro de 2011

3 passos para proteger sua privacidade no Android

 

Ter um smartphone Android é uma maravilha, a taxa de insatisfação de seus donos é muito baixa (a mais noticiada foi de 16%). Pela sua aparência bonita, é natural que amigos queiram mexer no seu, e se você não prestar atenção, pode ter seus dados vasculhados. Aqui vão alguns passos para não precisar se preocupar mais com isso:

1 – Coloque uma trava global

Toda vez que você for desbloquear o celular, será exigido algum tipo de senha. Para isso, acesse o menu Configurações > Localização e segurança > Configurar bloqueio da tela. Aqui temos as opções:

a) Nenhum: é o padrão do celular, basta deslizar o dedo, não há nenhum tipo de senha;

b) Padrão: desenhar um padrão escolhido por você (deslizando o dedo pelos pontos) para desbloquear a tela;

c) PIN: inserir o PIN do celular para desbloquear a tela;

d) Senha: inserir uma senha definida por você para desbloquear a tela.

Acredito que aqui a melhor forma é do Padrão, que é sempre fácil deslizar o dedo no formato escolhido, que pode ser o simples ligar de dois pontos.

2 – Use o aplicativo Seal para bloquear aplicativos específicos

O Seal é um aplicativo que exige senha quando são abertos aplicativos com dados pessoais (aplicativos os quais podem ser definidos por você). Pode ser usado em complemento ao passo 1 ou em substituição deste. Ele custa, no momento dessa postagem, R$ 4,98, porém está sendo distribuido gratuitamente no GetJar. Há também a versão lite que limita o bloqueio a dois aplicativos.

3 – Use um aplicativo anti-roubo

O aplicativo com mais opções é o Cerberus. Caso você perca seu dispositivo de alguma forma, poderá, se tiver com ele instalado e configurado, desde travar o dispositivo com uma senha, até limpar todos os dados do aparelho, tudo remotamente (por SMS ou pelo site). Ele custa €2,99, que só é pago uma vez, mas é um dinheiro bem gasto. Há versões gratuitas de outros bons aplicativos, como o Lookout Security & Antivirus, que como o nome indica, tem também um antivírus.

Com esses três passos, você terá seus dados o mais protegidos possíveis. É claro que isso não significa que você não deve mais tomar cuidado, mas pode ficar muito mais tranquilo.

Um comentário:

  1. Tenho uma proposta interessante pra te fazer, favor entre em contato. Você não precisa ter visitas....

    projads@outlook.com.br

    ResponderExcluir