terça-feira, 4 de outubro de 2011

5 Passos para você deslanchar nos estudos

 

1 - Estude a ementa do curso (peça ao professor, se ela não for disponibilizada)

Muitos professores a disponibilizam no início do curso. Ela é de vital importância, pois é o que permite a organização do seu estudo. Antes de cada aula releia e vá ciente do que você deve aprender.

2 – Anote tudo o que for importante – apenas o importante – e de forma organizada

Mais uma vez: somente o que for importante. O que lhe dará discernimento sobre isso é o estudo da ementa. Muitos professores fogem do assunto na aula mas não cobram a matéria na prova, pois não está no plano do curso. Frise o que for mais importante: você pode usar cores diferentes, negrito, se estiver anotando em um computador, e até desenhos, que ativam nossa memória de imagem. Anote de forma que seja fácil de encontrar posteriormente e que o estudo seja fácil. Uma ferramenta muito interessante para isso é o Evernote.

3 – Estude várias vezes as anotações

Diminua o tempo de estudo, conforme for chegando a prova. Exemplo: no dia que fizer a anotação, estude 30 minutos. Na semana seguinte, estude 15 minutos. Nas próximas semanas e antes da prova, será necessário apenas 5 minutos e o assunto estará fixo em sua memória.

4 – Faça todas as atividades

Não há muito o que falar, somente que pode garantir sua nota e lhe ajudará a guardar a matéria. Uma ferramenta que pode lhe ajudar muito caso tenha um smartphone Android é o School Assistant. É um aplicativo indispensável para quem não tem uma agenda ou outra forma de se organizar. Nele é possível cadastrar disciplinas, horário, provas, trabalhos e notas finais. Tudo isso com uma grande quantidade de detalhes, e o que é melhor, ele lhe avisa periodicamente.

5 – Esteja ciente da data das provas e trabalhos e prepare-se para eles

Nada melhor do que estar preparado para provas e trabalhos. Se você seguiu todos os passos até aqui, será fácil. O único detalhe será saber a data destes, nada que uma agenda, real ou online, ou mesmo o School Assistant, não possam fazer bem.

É isso, seguindo esses passos à risca, não há como errar. Não é uma fórmula mágica, exige disciplina e adaptação, mas é certo que ajuda a organizar o estudo e a obter sucesso no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário